segunda-feira, 23 de novembro de 2009

9ºano: Força Resultante

A força resultante de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo.


A força resultante de um sistema de duas ou mais forças pode determinar-se graficamente pela adição dos vectores força (adição vectorial).


Existem três situações diferentes:

- sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção e o mesmo sentido;

- sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação, a mesma direcção mas de sentidos contrários;




- sistema de forças com o mesmo ponto de aplicação mas com direcções diferentes.


No primeiro caso, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direcção e sentido e uma intensidade igual à soma das intensidades das forças intervenientes.


No segundo caso, a força resultante terá o mesmo ponto de aplicação que as forças aplicadas, a mesma direcção, o sentido da força mais intensa (maior) e uma intensidade igual à diferença das intensidades das forças intervenientes.


No terceiro caso, a força resultante será determinada graficamente pela regra do paralelogramo. A força resultante corresponderá ao vector que tem origem no ponto de aplicação das forças e a extremidade no vértice oposto do paralelogramo.
Se o ângulo entre as duas forças for recto, pode-se determinar facilmente a intensidade da força resultante recorrendo ao teorema de Pitágoras.


Sem comentários: