segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Concurso - Dia da Internet Segura‏


 INICIATIVA PARA ASSINALAR O DIA DA INTERNET SEGURA



Com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, a 9 de Fevereiro de 2010, a Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Gestão do PTE, vem propor, às Escolas, a dinamização de uma iniciativa, tendo em vista proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet.


1. Os participantes são desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa – a ilustração é facultativa -, a partir de um dos seguintes casos concretos, em que está implícita uma situação eventualmente insegura:


História 1: Agente duplo


Olá! O meu nome é Real Virtual. A minha família e os meus amigos conhecem-me por Real, já para a malta dos chats e dos jogos, na Internet, sou simplesmente o Virtual. Como Real, sou pequeno(a), moreno(a), tímido(a), mas como Virtual faço de conta…

História 2: Sorte grande!


A grande notícia acabou de chegar no meu correio electrónico. Fui eu o escolhido, entre um milhão de outros meninos, para ganhar a consola de jogos com que sempre sonhei! E é tão simples, basta clicar onde diz “Aceito o prémio”.

História 3: Tentações


A nossa professora marcou-nos um trabalho sobre um dos assuntos abordados nas últimas aulas. Pesquisei bastante e já escolhi o meu tema. Descobri, na Internet, um texto fabuloso sobre o assunto.

História 4 - O melhor preço


Todos sabiam o que eu queria para o meu aniversário. Dinheiro para comprar uns jogos. Na Internet são mais baratos, por isso fui ao site com o “melhor preço”. Só tinha que dar os meus dados para fazer o registo.


História 5: Que chato!


O João recebeu de presente “aquele” telemóvel. Há muito que o desejava! Entusiasmado, lançou-se ao trabalho. Num instante, os números dos amigos “voaram” para dentro da memória. No dia seguinte, recebeu a mensagem “liga-me”. Não conhecia o número, não ligou. A mensagem repetiu-se, e repetiu-se, e repetiu-se…



2. O desenvolvimento da história é livre, deixando a criatividade à solta, mas fará referência aos possíveis problemas associados ao uso de dispositivos móveis e da Internet.

3. O trabalho deve obedecer às seguintes normas:


 Texto da história
 N.º de páginas – 1.
 Formato – A4 vertical, Arial, tamanho 11, espaçamento simples.
 As ilustrações (caso existam) não podem exceder 1 página A4, vertical, num dos formatos correntes de imagem.


Para o desenvolvimento do trabalho sugere-se a consulta dos seguintes sites:


Informações sobre DESTINATÁRIOS, IDENTIFICAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS, PRAZO DE ENVIO e DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO E PUBLICAÇÃO  aqui

Sem comentários: